Utilização de mapas, gráficos e tabelas no ensino fundamental
O ensino da cartografia deve obedecer uma sequência tal como o processo de alfabetização, isto é, ser de aprendizagem de forma progressiva. Assim nos esclarece Albuquerque:
O despertar para a cartografia pode ser iniciado com o aluno ainda na pré-infância, através de informações apresentadas pela própria escola na forma de mapas, a respeito de sua vizinhança, acessos, meios de transporte, segurança pública etc. Essas informações são úteis tanto para os pais como para os alunos, que passarão a elaborar seus próprios “mapas” independente se sabem o que é escala, projeção ou qualquer outra técnica cartográfica. (ALBUQUERQUE, 2006)
A cartografia moderna é um sistema simbólico que se constitui de signos e elementos próprios, sendo necessário o conhecimento desses signos e convenções para produção e interpretação de mapas.
Título: Descreve a informação principal que o mapa contém. Escala: Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado. Coordenadas Geográficas: São linhas imaginárias traçadas sobre os mapas, essenciais para a localização de um ponto na superfície terrestre, tendo referência a latitude e a longitude em relação ao Meridiano de Greenwich. Legendas: Permitem interpretar as informações contidas no mapa. Estas devem ser utilizadas de acordo com determinações das convenções cartográficas.
Confrome a Wikipédia tabela é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas e tem como função o armazenamento de dados e sua representação. Gráfico a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a