Utilização de escadas
Título: UTILIZAÇÃO DE ESCADAS E ANDAIMES
Nível de Acesso: Irrestrito
|Código: IAG-09.503 |Data de Validade: 30/06/2002 |Revisão: 0 |
0 OBJETIVO
Estabelecer os critérios mínimos de segurança para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, plataformas provisórias, escadas, cadeiras suspensas e balancins em altura ou profundidade superior a 2 metros, executados nas Unidades da XXX .
1 REFERÊNCIAS
Norma Regulamentadora 6 do MTE - Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Norma Regulamentadora 18 do MTE - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
MGI Manual de Gerenciamento Integrado - Item 4.5.1. - Permissão de Trabalho (PT).
NBR 6494 da ABNT - Segurança nos Andaimes.
NBR-6327/83 da ABNT - Cabos de Aço/Usos Gerais
2 DEFINIÇÕES
2.1 Escadas e Andaimes
a) Amarras: cordas, correntes, cintas e cabos de aço destinados a amarrar prender ou fixar o equipamento em uma estrutura.
b) Andaimes - São estruturas utilizadas para possibilitar o acesso de pessoas, o desenvolvimento de trabalhos ou o apoio de cargas em locais acima ou abaixo do nível do solo .
c) Andaimes com Tubos e Braçadeiras - São andaimes com alta capacidade de carga. Possuem facilidade de adequação a qualquer carregamento e grande versatilidade de montagem. São constituídos por tubos de aço galvanizado de 1½" a 2" de diâmetro, os quais são conectados por braçadeiras de aço carbono.
d) Andaimes de Quadros - Também denominados andaimes leves, são andaimes de baixa resistência (seus elementos têm diâmetro máximo de 1”). Apresentam fragilidade, pelo fato de não possuir rigidez nos pontos de superposição de suas peças (os pontos de encaixe dos quadros são móveis).
e) APR - Análise Preliminar de Risco.
f) Braçadeira fixa: peça de aço mola utilizada para prender dois tubos fazendo ângulo reto entre si.
g) Braçadeira giratória: