Utilização de balanças
Engenharia Química
Utilização de balanças
Duque de Caxias
Março/2014
Universidade Unigranrio
Engenharia Química
Utilização de balanças
Trabalho apresentado ao professor Jorge do curso de Química Geral.
Alunos: Igor, Karollina, Letícia e Yuri.
1° Período de Engenharia Química.
Duque de Caxias
Março/2014
Introdução
A primeira balança analítica de prato único surgiu no mercado em 1946. A velocidade e conveniência de pesar com essa balança eram amplamente superiores ao que se podia realizar com a balança de dois pratos tradicional. Consequentemente, essa balança substituiu rapidamente a anterior na maioria dos laboratórios. A balança de prato único está sendo substituída atualmente pela balança analítica eletrônica, que não tem braço nem cutelo. A conveniência, a exatidão e a capacidade de controle e manipulação de dados por computador das balanças analíticas asseguram que as balanças mecânicas de prato único vão eventualmente desaparecer de cena.
Existem vários tipos de balanças que podem se classificar conforme seu princípio de funcionamento, sendo gravimétricas (quando compara-se a carga com padrões de massas aferidos) e dinamométricas (quando o peso da carga é equilibrado pela força elástica de molas metálicas ou sistema equivalente), e este experimento propôs com que possamos comprovar a sensibilidade e precisão por meio do método experimental proposto.
Objetivo
O objetivo deste experimento é reconhecer a precisão de balanças em laboratório
Parte experimental Materiais e Reagentes
Balança de plataforma
Balança eletrônica
Béquer de 50 mL
NaCl
Erlenmeyer de 125 mL
Água destilada
Procedimento
Pesagem de um composto sólido
Pesou-se numa balança eletrônica um béquer de 50 mL e anotou-se o resultado como a tara do béquer. Feito isso, apertou-se o botão de tara da balança eletrônica para zerar o visor para que