Utilização da vinhaça de laranja em plantação de cana de açúcar e diferença de percentagem do bário em três níveis topográficos: topo, meia encosta e baixada.
1984 palavras
8 páginas
1-Introdução“Um dos principais problemas enfrentados pelas indústrias processadoras de suco de laranja é o grande volume de resíduos sólidos e líquidos, produzidos diariamente”. (TAVARES, et al).
Dentre os resíduos líquidos despejados, a vinhaça é a que mais causa preocupação.
A vinhaça é um subproduto residual de cor parda à clara, que se oxida por exposição ao ar e vai ficando mais escuro (marrom escuro), devido à presença de ácido sulfúrico livre, torna-se corrosiva. Sua composição é variável. É um dos fatores de poluição dos cursos de água, possui alta taxa redutora (valores altos de DBO- Demanda Bioquímica de Oxigênio- parâmetro fundamental para o controle da poluição das águas por matéria orgânica.) causando asfixia aos animais aquáticos, afugenta a micro fauna, compromete a micro flora, tem odor desagradável e quando armazenada em reservatórios contribui para dispersão de doenças endêmicas devido à população de insetos vetores que se proliferam.
Para mitigação dos impactos ambientais causados pelo despejo da vinhaça em lugares inadequados e por falta de uma política anterior de reuso da mesma, a Citrovita através de pesquisas realizadas em sua área na Fazenda Santa Cruz em Catanduva, converteu o problema em um estudo de caso inovador, de grande êxito e que vem se aprimorando ao longo dos anos. A indústria vem servindo-se da vinhaça como adubo, para que seja viável a substituição de adubos minerais.
A planta retira do solo os elementos minerais indispensáveis ao seu crescimento, denominados macro nutrientes (N, P, K, S, Ca, Mg) ou micro nutrientes (Ba, Cl, Co, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni, Na, Se, Zn). Entretanto dependendo da quantidade de metais aplicados, podem ser classificados em metais que representam pequeno risco ( Ba, Mg, Fe, Al, Cr, As, Se, Sb,Pb, Hg) e metais potencialmente perigosos aos homens e aos animais (Zn, Cu, Ni, Mo, Cd).
A vinhaça, além de ser fonte de material orgânico e nutriente, poderá contribuir também para a contaminação do solo