Utilizao do 5s e gesto de estoques
MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO – UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP – SETEMBRO/2010
Introdução
O entendimento do 5S é considerado como uma filosofia, práticada todos os dias. Devido aos princípios do 5S ser facilmente incluído na prática gerencial e contribui pela maximização tanto em eficiência quanto eficácia. Com a introdução de Manutenção Produtiva e qualidade total nas empresas, o 5S é o primeiro passo para o alcance do sucesso das referidas técnicas.
Objetivo
Apresentar a implementação de um sistema 5S como apoio a gestão de estoques no Laboratório de Mobiliário do Campus Experimental de Itapeva SP da Universidade Estadual Paulista.
ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA / CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA
5S - Princípios
1º SEIRI - SENSO DE ORGANIZAÇÃO CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário". 2.º SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente". 3.º SEISO - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar". 4.º SEIKETSU - SENSO DE ASSEIO CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene". 5.º SHITSUKE - SENSO DE DISCIPLINA CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando
ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA / CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA
Gestão de estoques
A adequada gestão dos estoques deve passar pela resposta às seguintes perguntas: • • • • a) quanto pedir? b) quando pedir? c) quanto manter em estoques de segurança? d) onde localizar?
Metodologia
O método de pesquisa adotado para este trabalho foi estudo de caso que contemplou o laboratório de Mobiliário do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva (Itapeva-SP). Para a coleta de dados foi utilizada entrevista e observação local