utilizacao de coprodutos da agroindús
453 palavras
2 páginas
brener augusto goncalves utilizacao de coprodutos da agroindústria processadora de suco e polpa de frutas para alimentação de ruminantes
ANATOMIA, FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO ANIMAL
Professor(a) Titular: JUSSARA RICARDO DE OLIVEIRA
Maringá
2014
As indústrias alimentícias no beneficiamento de suas matérias primas geram subprodutos, que podem ou não, serem utilizados na alimentação animal. Entre os subprodutos mais utilizados na alimentação animal estão os das industrias de fruticulturas, podendo ser adicionados a silagem, com o intuito de melhorar os valores nutricionais e o consumo desta.
Estima-se que a América Latina produz mais de 500 milhões de toneladas de resíduos proveniente das atividades agroindustriais, sendo o Brasil responsável por mais da metade desta produção. O acumulo de grandes volumes de resíduos tem representado um sério problema de contaminação ambiental podendo levar também sérios riscos a saúde humana.
A base da alimentação dos ruminantes no Brasil é a pastagem, porém, somente em situações particulares, e por pouco tempo, esta é capaz de atender as exigências nutricionais dos animais, isso porque a concentração e distribuição de chuvas, além de variações de temperatura e fotoperíodo, características das regiões tropicais, não permitem produção uniforme de forragem ao longo do ano. Neste sentido, a suplementação alimentar seria um meio de aumentar o fornecimento de nutrientes, corrigindo o déficit da pastagem, atendendo assim as exigências destes animais e proporcionando melhores Índices de produtividade.
A utilização racional dos alimentos alternativos na alimentação de animais ruminantes depende de conhecimentos sobre sua composição química-bromatológica, da disponibilidade de seus nutrientes e do seu comportamento no trato gastrintestinal, bem como da avaliação do desempenho produtivo e econômico dos animais com eles alimentado.
Os valores da composição