UTENSÍLIOS PARA COZINHAS PROFISSIONAIS
A função e a forma de cada utensílio que são determinados pelos diferentes tipos de trabalhos na preparação dos alimentos, descrevendo minunciosamente as suas funções, incluíndo as facas e panelas. Assim, a variedade das maneiras de preparar e servir alimentos espelha-se nestes itens, indispensáveis em uma cozinha profissional. É importante que os utensílios, facas e panelas não “agridam” os alimentos, preservando suas qualidades.
Nas próximas páginas, descreverei os utensílios e como podem ser usados e as vantagens para seus usuários, bem como os tipos e usos de facas e as também para o uso na gastronomia, as panelas.
2 - CAPITULO 01 – O USO DOS UTENSÍLIOS DE COZINHA
2.1 - O que devemos saber sobre utensílios de cozinha?
Os utensílios de cozinha podem ter inumeráveis formas e variantes e são fabricados para atividades específicas. Essas pequenas ferramentas facilitam o trabalho na cozinha através de suas formas concebidas especialmente para cada função ou através de detalhes técnicos que os tornam práticos e insubstituíveis. Cortar, mexer, separar, abrir, virar, coar, peneirar ou descascar, para cada função existe um utensílio especial.
2.2 - Como reconhecer e lidar com um bom utensílio de cozinha?
2.2.1 - Características de qualidade.
Utensílios facilitam o trabalho na cozinha, mas a qualidade desses instrumentos determina seu pleno funcionamento. Reconhecer um utensílio premium à primeira vista não é fácil, pois características fundamentais só se manifestam com o uso diário. Utensílios de cozinha de alta qualidade podem ser reconhecidos pelas seguintes características:
2.2.2 - Processamento das superfícies:
As superfícies de metal de um bom utensílio de cozinha são lisas, polidas e impermeáveis. A união entre o cabo e o componente funcional não apresenta juntas e é impermeável, o que é importante para a higiene do produto.
2.2.3 – Durabilidade:
Durabilidade é mais um critério de