Usuário da informação
Maria de Jesus Nascimento
Caroline Sommer
Tipo de estudo de Usuário
O Estudo de usuário foi realizado em uma amostra de vinte jornalistas, grupo até então não abordado nos estudos brasileiros de usuário da informação.
Objetivo geral
Objetivou verificar as necessidades, formas de busca e a frequência com que acessam e obtêm informação e assim como utilizam suas novas tecnologias.
Objetivo específico
Foram levadas em consideração as barreiras que enfrentaram para suprir suas necessidades de informação como tempo, recursos disponíveis, discurso científico versos discurso jornalístico, o grande volume de informação e o impacto da internet.
Revisão de literatura
A informação destinada à formação de opinião, segundo Baptista (2001a, p.17),
Constitui um objeto de estudo mais característico das áreas de jornalismo e comunicação, especialmente ao se considerar o poder da mídia como agente formador de opinião.
Tomando como base Casado (1996, p.184), adotamos o termo informação como entidade física ou fenômeno, conteúdo temático, ou dado factual, determinado empiricamente e sentado em uma fonte documental, transmitido oralmente ou visualmente, através de qualquer meio ou das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Portanto, o termo informação é utilizado aqui para significar tudo que possa representar um dado, conhecimento ou notícia, além de fonte de informação em seu sentido mais amplo, pessoal ou documental, independentemente do material ou do suporte físico em que está registrado.
Necessidade de informação é a carência de informação que o indivíduo deve suprir para realizar uma atividade profissional, uma pesquisa, tomar uma decisão etc., e segundo Nascimento (2002), varia de indivíduo para indivíduo e de grupo para grupo.
Os jornalistas são segundo Nicholas (1997), os usuários que mais demandam informação e