Usos da cana processada industrialmente
- o melaço, destinado a alimentação humana ( rapadura ) e animal ( como componente em compostos alimentares.
- a cachaça ( nome comercial patenteado da popular aguardente ou pinga ).
- o alcool, utilizado como combustível.
- açucar ( todos os tipos: cristal, refinado, mascavo .......)
Estes ( acima ) são os principais produtos do processamente industrial da cana-de-açucar, no entanto deste processo industrial surgem alguns sub-produtos, abaixo alguns deles;
- bagaço, em grande parte das usinas é utilizado em caldeiras como combustível no lugar do carvão ou diesel.
- torta de filtro, residuo gerado nos processos de filtragem e classificação do caldo, é rica em minerais e matéria orgânica, e é geralmente utilizada como adubo nas proprias plantações de cana.
- vinhaça, é um sub-produto da produção de alcool, também é rica em minerais e é geralmene utilizada como adubo.
- folhas, em propriedades onde a colheita é mecanizada ( não se utiliza a queimada antes da colheita ), reta do processo de colheita um montante de folhas , estas são incorporadas ao solo como fonte de matéria organica ou quando em excesso podem ser utilizadas como combustível em caldeiras.
Eng.Agro Rodrigo · 6 anos atrás
A cana-de-açúcar é conhecida por suas características peculiares: uma planta fina de formato cilíndrico, folhas grandes e pode alcançar até seis metros de altura.
É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.
A altura que essa espécie atinge está