Uso sustentável de recursos
Para assegurar a disponibilidade de recursos no futuro, os atuais padrões e volumes de consumo e produção precisam mudar para que operem dentro da capacidade de suporte da Terra. O uso sustentável de um recurso significa que é usado a uma taxa que é menor ou igual à taxa de sua reposição natural. Para um recurso não renovável (como o combustível fóssil), a sustentabilidade de longo prazo requer que sua taxa de uso seja menor que a taxa que um recurso renovável requer para substitui-lo. A organização pode avançar rumo ao uso sustentável de recursos usando eletricidade, combustíveis, matérias prima e material processado, terra e água de forma mais responsável e combinando ou substituindo recursos não renováveis com renováveis, por exemplo, ao utilizar tecnologias inovadoras. Três das principais áreas para melhorias em eficiência são:
- Eficiência energética Recomenda-se que a organização implemente programas de eficiência energética para reduzir a demanda energética de, por exemplo, edificações, transporte, processos de produção, aparelhos, equipamentos eletrônicos e também na prestação de serviços e outros fins. Melhorias na eficiência energética também necessitam complementar esforços para fazer avançar o uso sustentável de recursos renováveis como energia solar, hidroeletricidade, energia das marés e das ondas, energia eólica e biomassa.
- Conservação e acesso à água Recomenda-se que a organização conserve e reutilize a água em suas operações e estimule a conservação de água dentro de sua esfera de influência. A água, incluindo fornecimento seguro e confiável de água potável e serviços de saneamento, é uma necessidade humana fundamental e um direito humano básico. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio incluem a provisão de acesso sustentável a água potável segura.
- Eficiência no uso de materiais Recomenda-se que a organização implemente programas de eficiência de materiais para reduzir o ônus ambiental causado pelo