uso sda radiação na industria
A indústria é uma das maiores usuárias das técnicas nucleares no Brasil, respondendo por cerca de 30% das licenças para utilização de fontes radioativas. Elas são empregadas principalmente para a melhoria da qualidade dos processos nos mais diversos setores industriais. As principais aplicações são na medição de espessuras e de vazões de líquidos, bem como no controle da qualidade de junções de peças metálicas.
Usos:
Radiografia de peças metálicas ou gamagrafia industrial
Esse processo se dá pela impressão de radiação gama em filme fotografico.Essa aplicação de isótopos é importante até mesmo para salvar vidas,pois as impresas aéreas realizam a gamagrafia das partes metalicas e das soldas esseciais dos aviões que são sugeitas a mais esforços cpmo asas e turbinas.Com isso e possivel verificar se há fadiga em alguma de suas partes.
Linha de produção
Um exemplo e como e feita a indicação de um liquido em um garrafa.de um lado da garrafa e posto uma fonte radioativa e do outro coloca um detector ligado a um aparelho de medição,quando o liquido alcança a altura da fonte a maior parte da radiação emitida e absorvida por ele e deixa de chegar ao detector o que significa que o liquido atingiu o nivel certo e pode seguir.
Esterilização como as radiações gama ultrapassam os materiais menos densos, estes podem ser utilizados para esterilizar materiais cirúrgicos e alimentos. Esse processo é utilizado principalmente pela indústria farmacêutica, pois alguns materiais descartáveis (como seringas, gazes e luvas cirúrgicas) não suportam altas