Uso polar
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O URSO POLAR: * Os ursos polares vivem nas regiões do círculo polar ártico, no estado norte-americano do Alasca) * Organizam-se em pequenos grupos de aproximadamente 4 animais. * É um animal carnívoro e alimenta-se principalmente de: bacalhau, salmão, aves, golfinhos, filhotes de leões marinhos e outros mamíferos de pequeno porte * O urso polar está muito bem adaptado para viver em regiões geladas, pois possui uma rica cobertura de gordura em sua pele, além de espessa pelagem. * O acasalamento desta espécie ocorre na época da primavera, sendo que os filhotes nascem no inverno * São ótimos nadadores em função do formato de suas patas * A femêa costuma gerar em média 3 filhotes por gestação * Os ursos polares não hibernam, apenas entram num estado de semi-sonolência
Maior carnívoro terrestre do planeta, o urso polar é também chamado de "rei do Ártico", a região gelada em que vive.
Existem cerca de 20 mil ursos polares no mundo, de acordo com estudos realizados pela Unep, que significa Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Equipamentos de sobrevivência dos ursos polares
Ao redor dos coxins, que são as "almofadas das patas", os ursos polares têm pêlos especiais que não os deixam escorregar no gelo.
Seu corpo é coberto por duas espessas camadas de pêlos brancos, e uma camada de gordura sob a pele, o que permite ao urso polar suportar as baixas temperaturas do Ártico. Para se ter uma idéia, a temperatura média de inverno é de -30°C.
Seu olfato apurado é 100 vezes mais sensível que o do ser humano. Isso lhe permite encontrar alimento e também as fêmeas de sua espécie, na época do acasalamento.
Gordura no cardápio
As focas, por serem ricas em gordura, são as presas preferidas do urso polar. Ele fica à espreita, perto dos buracos que se formam no gelo sobre o mar.
Quando a foca emerge para respirar - o urso abocanha a cabeça de sua presa e