Uso do gel de Aloé vera para o tratamento de queimaduras
1. Introdução
Ao nível mundial, a saúde constitui a base que garante o bem-estar social das comunidades, influência de forma significante na qualidade e esperança de vida, bem como noutros aspectos sócio - sanitários das comunidades.
As plantas têm sido usadas em todos os tempos pelos seres humanos como fonte de alimentos, produtos cosméticos, matéria-prima para a construção de habitações, assim como para a obtenção de vestuário. A importância das florestas, especialmente as tropicais na manutenção de equilíbrio ecológico da terra, já é conhecida e compreendida.
Em Moçambique, particularmente na localidade de Mahalamba a medicina tradicional é uma das principais fontes para a resolução dos problemas básicos de saúde.
Portanto, há necessidade urgente de aprofundar os conhecimentos fitológicos, sob ponto de vista medicinal, atinente aos modos de preparação, dosagens e a eficácia das mesmas contra as doenças.
Na prossecução dos vários pontos deste texto, que tem como fulcro “Uso do gel de Aloé vera para o tratamento de queimaduras”, abordar-se-ão questões relevantes sobre a vida das comunidades locais, actividade cultural e económicas ligadas à prática da medicina tradicional.
Todavia, os resultados desta pesquisa, permitirão a construção de um documento denominado monografia para a culminação do curso.
2. Problema
De acordo com o observado em comunidades de Mahamba, verificou-se que existem naquela parcela do distrito de Inharime, maiores casos de queimaduras em crianças e até em pessoas adultas. As queimaduras resultam do descontrolamento do fogo em conchego, das famílias de baixa renda, que se refugiam no fogo para o agasalhamento .
Contraídas as queimaduras , às famílias de Mahamba não conseguem encontrar uma solução imediata para o tratamento das queimaduras, pois a rede sanitária é deficiente e, para encontrar a unidade sanitária mais próxima é necessário percorre