USO DE TRAÇÃO ANIMAL NA MECANIZAÇÃO AGRICOLA
Independente do animal a ser utilizado, é preciso fazer uma avaliação deste para obter informações a respeito da sua aptidão para o trabalho.
Um dos principais fatores de produção que contribui sensivelmente para o aumento de produtividade é a mecanização dos processos. São diversas as tarefas que podem ser executadas com grande facilidade e eficiência, por meio da mecanização. Com isso, os custos de produção tendem a ser menores e a propriedade agrícola torna-se mais competitiva.
A utilização da tração animal representa uma forma de mecanizar, de forma bem eficiente, pequenas áreas e áreas acidentadas. Ela pode fazer parte do processo produtivo de diversas culturas como milho, arroz, feijão, café e frutíferas. Os animais mais utilizados no processo de tração de carretas ou de implementos são os equídeos e os bovinos. Os bovinos, quando comparados aos cavalos, normalmente possuem maior capacidade de tração, porém trabalham a uma velocidade menor.
O agricultor que deseja utilizar seus animais como tração, devem saber que, independente do animal a ser utilizado, é preciso fazer uma avaliação deste para obter informações a respeito da sua aptidão para o trabalho. O resultado dessa análise irá levar em consideração características como a espécie, raça, peso e conformação corporal. Além disso, os animais trabalham, na maioria das vezes, sozinhos, sendo importante conhecer também os requisitos relacionados ao atrelamento de animais.
Além das características já citadas, os animais que forem utilizados para tração deverão apresentar ainda as seguintes características:
-devem ser pesados;
-devem possuir caixa torácica bem desenvolvida;
-devem ser baixos e compridos;
-devem possuir boa estabilidade;
- devem ser dóceis.
Quanto ao atrelamento, que pode ser tanto de bovinos quanto de equinos, este pode ser feito por meio de canga, no caso dos bovinos, ou pelo balancim, no caso dos equinos. As cangas podem ser de