Uso de sistemas lineares para formações de imagens em tomografias computadorizadas
Rubens Fernandes Rocha1
1ICEN – Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Bacharelado em Ciência da Computação – Belém – PA – Brasil profrubensfr@ig.com.br Abstract. In this article we will see the construction of images of a cross section of a human body based on the analyses of the X rays scanning that leads into an inconsistent linear system. Will be presented an iteration technique that provides a more approximate solution to the linear system.
Resumo. Neste artigo veremos a construção da imagem de um corte transversal de um corpo humano baseado na análise do escaneamento por raios X leva a um sistema linear inconsistente. Apresentaremos uma técnica iterativa que fornece uma solução aproximada do sistema linear.
Palavras- Chave: Raios X, Tomografia, Sistemas Lineares.
1. Introdução A tomografia computadorizada é uma técnica que permite que seja vista, de forma não invasiva, um corte transversal no corpo humano, gerando um diagnostico mais preciso. Um conjunto de raios X são direcionados ao paciente, gerando dados do qual se abstrai o sistema linear.O problema principal é como resolver os sistemas lineares que são gerados de forma mais precisa.
2. Modo de Escaneamento As imagens são construídas diferentemente de um raio X cujas imagens são geradas de um plano perpendicular, os tomógrafos são construídos a partir de milhares de feixes finíssimos de raios X que ficam no plano da seção transversal. Há dois métodos de escaneamento: O modo Paralelo(cujo são utilizados apenas um 2 pares de receptores e fontes,tal qual figura 2) e o Modo Leque( onde são utilizados uma fonte de múltiplos raios colimados que são medidos simultaneamente por um conjunto de receptores,figura 3) .
Figura 1: Modo paralelo Figura 2: Modo leque Ao passar