Uso de polpa cítrica na nurição de ruminantes
1361 palavras
6 páginas
1 INTRODUÇÃOA pecuária bovina brasileira, tanto de corte quanto leiteira, continua sofrendo com a estacionalidade de produção de forragens, que é reconhecida como um dos principais fatores responsáveis pelos baixos índices de produtividade do rebanho nacional, principalmente na época “seca” (inverno). Com isso, a suplementação alimentar se faz necessária à medida que a demanda por produção por animal aumenta. A viabilização de melhor desempenho dos animais, principalmente nesse período, pode resultar em um aumento dos lucros e do desfrute do rebanho, requerendo assim maior atenção por parte dos produtores e técnicos que em sua maioria, optam por produtos disponíveis com preços acessíveis e valores nutritivos satisfatórios.
A utilização de resíduos da indústria alimentar humana é uma alternativa viável na nutrição de ruminantes devido ao potencial que esses animais têm de aproveitar alimentos dessa qualidade. A polpa cítrica é um resíduo proveniente da indústria produtora de suco de laranja, utilizado nas dietas de ruminantes, principalmente, em substituição aos alimentos energéticos, como o milho.
2 REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA
2.1 RUMINANTES
O ruminante é capaz de aproveitar alimentos impróprios para o consumo humano ou para outras espécies domésticas transformando-os em produtos de alta qualidade como o leite, carne, lã etc. Essa oportunidade de utilização de subprodutos da agroindústria é uma alternativa que minimiza custos de produção reduzindo os custos da ração que ocupa cerca de 40-60% do custo total de produção. Dessa maneira os subprodutos da agroindústria podem minimizar custo de produção apresentando características nutritivas favoráveis à alimentação de ruminantes (MONTEIRO et al. 1998)
2.2 POLPA CÍTRICA
O Brasil detém 50% da produção mundial de suco de laranja, e exporta 98% do que produz e consegue 85% de participação no mercado mundial. A cadeia arrecada US$ 189 milhões em impostos para o Estado brasileiro. Por consequência,