Uso de plantas medicinais de mosqueiro de belém-pa
FERNANDES, Géssica E.A (2); BARROS, Rosane T(3).
Resumo: Ariramba, bairro de Mosqueiro localizado na região metropolitana de Belém- Pará apresenta uma população que cultiva o hábito da utilização de plantas medicinais em suas manifestações culturais e costumes. Apesar do uso frequente, as plantas medicinais apresentam cultivo muito incipiente, restringindo-se a canteiros de fundo de quintal e ao cultivo de subsistência em pequenas hortas comerciais. Este trabalho objetivou levantar e identificar as plantas medicinais de uso popular utilizadas no bairro do Ariramba na ilha do Mosqueiro, por meio de informações obtidas com aplicação de questionários, levantamento de informações sobre as plantas e seus usos, coleta de material e sua identificação botânica para a montagem do catálogo para a divulgação dos estudos à comunidade contribuindo assim para o conhecimento das espécies e o uso correto delas.
Palavras-chave: Plantas medicinais; Etnobotânico; Manipulação.
INTRODUÇÃO
O estudo etnobotânico permite que seja possível verificar as relações existentes entre o homem e as plantas. Estas relações, existentes há milhares de anos, possibilitaram às civilizações descobertas da aplicação de diversas espécies de vegetais, que se mantiveram ao longo dos séculos. As plantas medicinais e suas formas derivadas constituíram durante séculos a base da terapêutica (Scheffer, 1992). Essa relação homem-plantas foi, e ainda é de extrema importância para muitas comunidades rurais e indígenas, já que era a única forma de acesso a medicina, hoje em dia, a medicina popular vem perdendo espaço, principalmente nos países desenvolvidos, dessa forma a medicina popular vai tomando um papel cada vez mais secundário.
A identificação e as informação obtidas sobre o uso de plantas medicinais podem ser utilizadas para orientar pesquisas com a finalidade de refinar ou otimizar os usos populares, desenvolvendo