Uso de metais
Fe: O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios. Os preços de minério de ferro são determinados em negociações anuais entre os compradores e vendedores. As variáveis que mais influenciam na formação do preço são: o custo de lavra, tratamento e concentração e os de transporte. No Brasil, os principais problemas ambientais oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, e subsidência do terreno.
Al: O Alumínio é um Commodity obtido partir do mineral bauxita,sendo de baixo valor agregado, tal qual o Ferro.Tem grande importância para a indústria de transportes, eletrônica, construção civil, entre outras. A produção de alumínio é responsável por uma grande quantidade de emissão de gases causadores do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2) e o metano (CH4). Para produzir uma tonelada de alumínio são gastos cerca de 250 metros cúbicos de água, isso sem contar que, no Brasil, a matriz energética principal é a hidrelétrica e que, para se produzir alumínio, muita energia é consumida, consequentemente muita das águas de represas são liberadas por segundo para a produção de energia elétrica. A reciclagem de alumínio é amplamente realizada no Brasil ,sendo que grande parte dele vem de latinhas de refrigerante.Reciclando um quilo de alumínio economiza-se a extração de cerca de quatro quilos do minério bauxita ,utilizando apenas cerca de 7% da energia elétrica usada na produção primária deste metal.
Cu: A mineração brasileira do cobre possui estrutura industrial muito recente, por isso é a mineração que melhor retrata o equacionamento e o gerenciamento das questões ambientais diretas ou indiretas.
O cobre pode ser encontrado em cabos condutores de energia elétrica (destino de aproximadamente 45% do consumo