Uso de gráficos no ambiente DEV-C++
Prof. Paulo André Castro
ITA - IEC
1. Introdução
O padrão ANSI da linguagem C (C ANSI) não define rotinas gráficas, entretanto elas são necessárias em vários programas profissionais. Por tal razão, foram criados independentemente vários conjuntos de rotinas gráficas como por exemplo o Microsoft
C/C++ para DOS e o Borland Graphics Interface (BGI). Além destas, junto com sistemas operacionais baseados em janelas (Windows, X Windows, Mac OS, etc.) foram criadas bibliotecas gráficas para trabalhar com tais sistemas. Existem ainda outras bibliotecas gráficas avançadas, como o OpenGL, capazes de construir gráficos em 3D.
No contexto de um curso de introdução a computação, é interessante utilizar uma biblioteca gráfica simples em 2D, mas que forneça funções de desenhos formas geométricas, como retas, círculos, retângulos, etc. Por sua simplicidade, foi escolhida uma versão da BGI (BGIm) criada para operar no ambiente Dev C++. O restante deste documento, descreve como instalar e utilizar o BGI. Maiores informações sobre a implementação do
BGI
para
Dev
C++ podem ser obtidas em http://www.cs.colorado.edu/%7Emain/cs1300/doc/bgi/bgi.html. O livro Programação
Orientada a Objetos com Turbo C++ do autor G. Perry (disponível na biblioteca do ITA) traz no seu apêndice F uma breve introdução ao uso de BGI em programas gráficos.
2. Instalação da Biblioteca BGI no ambiente Dev C++
O código binário do BGIm e maiores detalhes sobre suas funções e seus desenvolvedores estão disponíveis em http://www.cs.colorado.edu/%7Emain/cs1300/doc/bgi/bgi.html.
Os arquivos necessários para instalação do BGI no Dev C++ são: graphics.h libbgi.a
(copiar em C:\Dev-Cpp\include)
(copiar em C:\Dev-Cpp\lib)
2.1. Uso de Projetos
Para trabalhar em modo gráfico será necessário utilizar o conceito de Projeto. Um projeto pode ser considerado como um container que armazena todos os elementos que irão compor um programa.
2.1.1.