uso de drogas na gestação
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
____________________________________________________Turma: _____
USO DE DROGAS ILÍCITAS NO PERIODO DE GESTAÇÃO
MACONHA: Utilizar a maconha de forma intensa, durante a gravidez, pode trazer para o bebê as mesmas alterações causadas pelo consumo do álcool. Além disso, é frequente o nascimento de crianças com peso abaixo do normal. COCAÍNA: O uso desta droga na gestação traz uma série de prejuízos no desenvolvimento fetal, podendo ocorrer retardo de crescimento, acidentes vasculares cerebrais, como derrame, aceleração dos batimentos do coração e hipertensão.
Os recém-nascidos destas mães podem apresentar baixo peso, malformações físicas ou problemas neurológicos. As malformações podem ser microcefalia (cabeça muito pequena, por pouco crescimento do cérebro) e anormalidades da retina (olhos). As crianças podem sofrer morte súbita enquanto pequenas ou podem ter dificuldade de aprendizado por toda vida. Também pode ocasionar pressão alta na mãe ou nascimento prematuro por deslocamento da placenta ou contrações uterinas precoces. Quando esta droga é utilizada de forma injetável, existe o risco de que a mãe tenha se contaminado pelo vírus do HIV e pode existir transmissão da SIDA (AIDS) para o feto.
O bebê amamentado pela mãe sob o uso de cocaína pode apresentar sintomas de intoxicação ou convulsões.
HEROÍNA
Os opiáceos, como a heroína, a metadona e a morfina, raramente causam anomalias congénitas, mas, como atravessam a placenta, as crianças podem nascer adictas a elas. Os sintomas de abstinência manifestam-se habitualmente dentro das 72 horas posteriores ao nascimento. Esses sintomas incluem irritabilidade, com choro excessivo, nervosismo, tensão muscular, vómitos, diarreia, suor, respiração acelerada e convulsões.
Os sintomas de