Uso das ferramentas da qualidade
Trabalho apresentado por:
João Diego da Rocha Lima
Victor de Souza Couto Índice
Resumo 3
1. Introdução 4
2. O que são os 5S? 5
3. O Significado dos 5S 6
4. Aplicação dos 5S 8
Tabela - Ciclo PDCA 9
5. Estudo de Caso 10
Tabela - Fase de Implantação 11
5.1) Implantação do Senso de Utilização 13
5.2) Implantação do Senso de Organização 14
5.3) Implantação do Senso de Limpeza 15
5.4) Implantação do Senso de Asseio 15
5.5) Implantação do Senso de Disciplina 16
6. Conclusão 17
7. Referência Bibliográfica 18
Resumo
Neste trabalho será apresentada a relevância da utilização de uma ferramenta da qualidade, os 5S (cinco sensos), explicando passo a passo desde o significado até o resultado da aplicação da metodologia em alguns exemplos comerciais. Citaremos um exemplo de uma empresa onde seria viável a utilização da ferramenta e demonstraremos as possíveis melhorias obtidas com a implementação da mesma.
1. Introdução
A qualidade do produto é algo obrigatório e indispensável no mercado. Conquistar tal qualidade pode ser algo trabalhoso e complicado. A utilização de uma ou mais ferramentas da qualidade é essencial para a excelência do nosso produto final. Os 5S (cinco sensos) é uma metodologia em cima das práticas cotidianas, que possibilitará desde serviços manuais simples organizados até qualidade na autodisciplina da equipe, algo extremamente cultural e delicado para se conquistar. Os objetivos dos 5S estão ligados não só as qualidades do produto ou serviços prestados, mas também com a qualidade de vida da equipe de colaboradores.
Pode-se delimitar alguns benefícios básicos que a metodologia destaca:
• Eliminação de desperdício; • Otimização do espaço; • Criação de um ambiente de trabalho agradável; • Prevenção de quebras e