Uso da água
“O uso mais nobre da água é para consumo humano e abastecimento público” Quando nos referimos ao desperdício da água estamos indicando um conjunto de ações e processos pelos quais nos, seres humanos usam mal a água, desaproveitando ou a perdemos.
Quando as pessoas desperdiçam algo, negam não só seu valor, mas também expressam uma falta de visão do futuro, já que não estamos conservando o que vamos necessitar para viver. Portanto, desperdiçar água indica falta de clareza sobre a importância fundamental deste valioso recurso para nossa sobrevivência. Portando devemos lutar contra a escassez e eliminar o desperdício, já que falta d’água é o símbolo flagelo da nossa região.
Existem várias formas de consumo d’água uma delas são:
• O consumo humano ou doméstico; onde a água é utilizada na alimentação, asseio pessoal, na limpeza da casa e dos utensílios ou roupas, na lavagem de automóveis e na irrigação de jardins. Sendo que o consumo diário por pessoa equivale a mais ou menos 120 litros.
• O consumo agrícola; onde é uma grande consumidora de água se considera que no mundo se utiliza quase 70% da água dos rios, lagos e aquíferos, razão pela qual seu potencial desperdício é um dos mais graves.
• O consumo industrial; onde também é considera uma das grandes consumidoras de água especialmente nos países desenvolvidos. O cálculo é de que as indústrias chegam a utilizar entre a metade e 3/4 de toda a água extraída, em comparação com a média mundial que chega somente a ¼.
• O uso em atividades recreativas.
Dicas para economizar água:
• Fechar a torneira enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, reduz o gasto para 80 litros.
• Escovar os dentes molhando a escova, fechando a torneira e enxaguando a boca com um copo de água consome 1 litro.
• Lavando a louça limpando os restos dos pratos com uma escova, usar a água retida na cuba para ensaboar a louça e abrir a torneira só na hora do enxágue gera uma economia de