uso da virgula
Antes de listar os casos em que há necessidade do uso da vírgula, é necessário, primeiramente, elucidar (esclarecer) o conceito de sintaxe. De acordo com o dicionário etimológico da língua portuguesa, sintaxe é construção gramatical. Dito de outra forma, sintaxe seria a estrutura física (gramatical) de uma dada língua. Em português, tem-se a seguinte estrutura: sujeito+verbo+complementos verbais (quando houver). Note que essa estrutura é perceptível para o falante do português. Essa percepção se dá pela análise visual, pois o falante do português, ao se deparar com uma determinada estrutura gramatical, será capaz de dizer, através dessa análise, se essa estrutura pertence ou não ao seu idioma.Mas o que sintaxe tem a ver com o uso da vírgula, caro leitor? Tudo, pois quem sabe sintaxe (a relação existente entre os elementos que compõem uma dada estrutura gramatical), sabe usar, maestrinamente, a vírgula, entre outros sinais de pontuação.Acima, foi dito a ordem canônica (regra geral) da estrutura gramatical do português (SVC), porém, ao alterar essa ordem, deve-se ater ao uso da vírgula.
REGRA GERAL EM QUE NÃO SE USA VÍRGULA
Não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado, entre o verbo e o complemento, entre o nome e o adjunto adnominal ou complemento nominal e entre oração principal e subordinada substantiva (com exceção das apositivas e das objetivas diretas no discurso direto).
CASOS EM QUE SE USA A VÍRGULA
O cereal Matinal Müsli com Passas e Mel Sentir Bem é um excelente complemento alimentar.Elaborado a partir de matérias-primas selecionadas, saudáveis e nutritivas, é composto por alimentos integrais que conferem ao produto um alto teor de fibras. Note que os atributos (as qualidades) dados ao substantivo ‘matérias-primas’ foram separados por vírgula, pois houve uma enumeração (listagem) desses atributos (selecionadas, saudáveis e nutritivas).
Belo Horizonte, 19 de maio de 2012.
Sairá