Uso da TI como ferramenta competitiva
O impacto da tecnologia da Informação na gestão das cadeias de suprimentos e os investimentos utilizados nas empresas como estratégia competitiva. Essas empresas buscam alcançar resultados através da dinamização, identificação e análise dos impactos da tecnologia da informação no processo de gestão das cadeias de suprimentos no qual valida o conjunto de variáveis selecionadas na literatura de Tecnologia da Informação. Esse objetivo estabelece uma base para estudos sobre o impacto causado nas empresas bem como a implementação da Tecnologia da Informação.
Buscar uma solução que vise compreender completamente os impactos que a Tecnologia da Informação pode causar no desempenho das empresas e fazer com que os administradores tenham uma percepção mais aguçada para analisar o caso como um todo. Podemos identificar no artigo, a implementação e os impactos da Tecnologia da Informação na gestão das cadeias de suprimentos, como o objeto de pesquisa.
A pesquisa foi baseada da seguinte forma: foi feito um múltiplo estudo de caso dentro das empresas para a identificação do problema e através disso encontrar soluções. A revisão da literatura sobre o uso da Tecnologia da Informação nas cadeias de suprimentos e os impactos dessa utilização.
Como resultado as três empresas utilizaram o SIG (Sistema Integrada de Gestão), a empresa Metal 1 usou na gestão da cadeia de suprimentos já no caso da Metal 2, foi utilizada mais para gerenciamento e no caso da Petro, são usados três sistemas de informação, o SIG usado como ferramenta para compras eletrônicas e os outros dois sistemas que possibilitam a integração do SIG com outros sistemas externos a empresa.
O uso da Tecnologia da Informação possibilita a maior eficiência e a maior flexibilidade dos processos, precisão dos pedidos e prazos de entrega. Reduzindo os custos, aproximando os fornecedores e aumentando a integração entre as partes envolvidas.
Visto que a