USO DA MADEIRA NA CONSTRU O CIVIL
INTRODUÇÃO OU CONCLUSÃO
A utilização da madeira na estrutura para telhados é feita no Brasil desde a época colonial, tem como principal característica, os telhados coloniais portugueses, que contém telhas cerâmicas apoiadas em uma estrutura de madeira. Antigamente, era uma técnica artesanal, ou seja, é feita manualmente, porém, com a tecnologia que obtemos hoje, isto não ocorre sempre.
O uso de madeira pode ser feito em edificações residenciais, comerciais e também industriais. Utilizando é claro, o concreto armado.
TELHADOS DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Toda casa precisa de uma estrutura para suportar o peso da casa e, com o telhado não é diferente e a sua estrutura deve ser bem resistente.
Esta técnica deve ser feita por um profissional que entenda do assunto, para que a obra obtenha o caimento certo e as medidas certas. A madeira mais utilizada é a Peroba, mas, é utilizada também a Jequitibá, Laranjeira, Peroba Rosa entre outras. O importante é que a estrutura seja firme e segura para que o telhado não ofereça algum tipo de risco.
Os telhados de madeira geralmente tem inclinação de 30%. Porem pode haver diferenças, dependendo do fabricante e qual inclinação de telhado é recomendada. Devemos seguir a indicação de inclinação para que o telhado não tenha refugo (coisas desprezadas) de água em chuvas extensas e também quando ocorrem ventos mais fortes.
O refugo de água é quando a água da chuva que cai pelo telhado entra por entre as telhas e causa vazamento. Se o telhado tiver inclinação menor que o indicado, pode ocorrer isto, assim a água que cai sobre ele irá escorrer com velocidade menor, que ocasionará infiltra mento dentro das telhas.
PARTES DO TELHADO DE MADEIRA:
TESOURA: É o principal elemento do telhado, é dado o nome de Tesoura por sua forma triangular. É destinada ao suporte de uma cobertura.
PENDURAL: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas de peças diagonais.
DIAGONAL: Posição diagonal da Tesoura. É