Uso da informatica e a capacitação de professores
A realidade da informática no cotidiano das pessoas tornou símbolo de convivência, lidamos a todo instante com diversos serviços oferecidos pela tecnologia. Diante disso, a educação não poderia ficar de fora dessa renovação que a sociedade tem experimentado, até mesmo pelo papel que desempenha na socidade. Será que os docentes estão prontos para essa utilização? O que seria preciso para enquadrá-los e torná-los capacitados? Quantos professores são formados anualmente no Brasil? Como saem das universidades? Estão familizados com ferramentas que futuramente poderiam utilizar? São indagações que podemos fazer diante da atual conjuntura de nossa educaçao.
A educação aliada à utilização das novas tecnologias, traz um grande desafio, que é o preparo dos professores para lidar com hardware-software-internet. Os professores devem estar pré-dispostos ao desenvolvimento pessoal, conscientes que a informática pode contribuir e muito para o ensino-aprendizagem.
Conforme Prado (1993: 99) "...o aprendizado de um novo referencial educacional envolve mudança de mentalidade... Mudança de valores, concepções, idéias e, conseqüentemente, de atitudes, não é um ato mecânico. É um processo reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica em transformação, e transformar significa conhecer".
O professor deve ser orientado e motivado a buscar maior conhecimento de modo permanente ou constante, pois os recursos tecnologicos inovam a cada dia. Precisam submeter-se a cursos de aperfeiçoamento e reciclagem. Não basta somente o professor estar preparado, mas ele deve saber tambem julgar ou escolher o metodo de ensino mais adequado para cada situação, de modo a facilitar o aprendizado do aluno. Diz Valente, J.A 1997 p5 "O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. Em relação ao nivel dos formandos, é preciso que as intituições de ensino sejam mais abertas ou flexíveis quanto às