Uso compulsivo de álcool
2013/06/30
Desde o final do século XIX, quando foi inaugurada como ciência, a Psicologia vem conquistando o seu espaço enquanto campo de estudo e actuação. A fundação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wilhelm Wundt, em 1879, na Alemanha, teve um significado crucial no desenvolvimento científico da Psicologia. Segundo Castro (1999), logo após Wundt, muitos outros estudiosos contribuíram para o crescimento do conhecimento em Psicologia.
Percebe-se que a herança deixada por esse passado produtivo é uma multiplicidade de modelos teóricos e metodológicos que permanecem até hoje e fundamentam tanto a ciência quanto a actuação profissional na área.
A história da actuação profissional em Angola é recente. A inserção no mercado de trabalho dos profissionais de Psicologia inicia-se com o regresso de alguns psicólogos angolanos do exterior do país, segundo alguns dados orais que pode recolher a actividade inicia-se em clínicas particulares. Os primeiros psicólogos formados no país foi uma iniciativa do ISPRA/2001 actualmente UPRA, seguidos pelo J. Piaget e mais tarde surge a FLCS/UAN/2003. O reconhecimento da Psicologia como prática com terminologia e conhecimento definido decorre lentamente muito particularmente nas instituições de saúde estatal.
Entre as instituições do estado é de louvar o Hospital Militar/FAA, onde actualmente funciona um departamento de psicologia e que realiza não sou o acompanhamento de pacientes internados, assim como realiza Consultas Externas bem como cumpre com escalas do Banco de Urgência/BU, e o exercício também apreciado no Hospital Psiquiátrico de Luanda, no Hospital do Prenda e no Hospital dos Queimados no Neves Bendinha.
Hoje já se observa um crescimento populacional na procura por serviços psicológicos.
Actualmente, contudo, o espectro de abrangência profissional do psicólogo é bastante amplo e compreende uma vasta gama de áreas de actuação, entre elas