USO ABUSIVO DOS AINES
ILKA POLLIANA ARAUJO DE AZEVÊDO RA: 2212111562 – TURMA: 6ºA
UNIDADE: SANTO AMARO CURSO DE FARMÁCIA E BIOQUIMICA
AÇÃO FARMACOLOGICA DOS AINES E SEU USO EXAGERADO PELA POPULAÇÃO
Pharmacologic action of the AINES and its used exaggerate by population
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho, como exigência do Curso de Farmácia.
Química Farmacêutica
Orientador: Prof. Dr. Alberto Malvezzi
SÃO PAULO
2012
São Paulo, ___ de ______________de 20___
Eu professor (a). _________________________________________________________orientador do trabalho de conclusão de curso intitulado:
______________________________________________________
Realizado pelo aluno abaixo citado, encaminho nesta data o presente trabalho para apreciação, pois estou ciente e concordo com o conteúdo abordado pelo mesmo, e atribuo notas conforme descrito.
Aluno
RA
Nota
Atenciosamente,
__________________________________________
Assinatura do Orientador
1. INTRODUÇÃO
A inflamação é uma resposta imune do organismo, onde são liberados mediadores da inflamação, a qual é caracterizada por dor, rubor, calor, edema, sendo um processo fisiológico natural dos seres humanos. (BATLOUNI; 2010)
A presença de pirógenos induz a produção de citocinas como a IL-1 e fator de necrose tumoral, as quais atuam no hipotálamo induzindo as ciclooxigenase (Cox) a produzir prostaglandina E2 (PGE2), a ação da PGE2 é promover um reajuste termostático hipotalâmico para um ponto mais alto dando inicio a febre. (SCRIBD; 2010).
A Cox faz parte da fosfolipase A2 pela cascata do Ácido Araquidônico (AA) e com a inibição da Cox eleva uma diminuição de prostaglandinas, com isso tem menor sensibilização dos nociceptores, útil para dor leve e moderável, e também uma menor vasodilatação e rubor, e neste vasto grupo há fármacos conhecidos e