Usinas Hidrelétricas
Atualmente, cerca de 85% da energia elétrica produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. De acordo com dados do Governo Federal, hoje existem 37 hidrelétricas no país e o plano é expandir o número. Também têm a capacidade de produzirem muito menos poluentes que outras fontes de energia e não produzirem dejetos tóxicos ou radioativos, como as usinas nucleares.
É uma fonte de energia renovável que dispensa o uso de combustíveis, utilizam apenas água coletada da chuva que pode ser usada para o consumo e a irrigação, a hidrelétrica não produz dejetos tóxicos ou radioativos, como o que acontece nas usinas termonucleares. Além do mais, é um meio eficiente e econômico para dar suporte ao emprego de outras fontes de energia renovável, como a eólica e a solar.
Outra questão importante, relativa à construção de hidrelétricas é o fato de que os municípios onde elas estão localizadas receberem uma série de benefícios dos consórcios que mantêm as usinas, incluindo a chamada Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos¹.
No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…). Ademais, as instalações hidrelétricas trazem eletricidade, estradas, indústrias e comércio para as comunidades. Com isso, estimulam a economia e melhoram a qualidade de vida da população.
Por outro lado as usinas hidrelétricas causam uma enorme transformação no espaço geográfico, caracterizando uma reconfiguração e uma reordenação da