usinas hidreletricas
VANTAGENS:
É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível
É uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento.
É uma fonte de energia barata.
No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…).
Não há gasto com combustível
DESVANTAGENS:
Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas de biomas naturais (florestas, savanas…)
Devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui 21 vezes mais com o aquecimento global que o metano.
É necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo.
Altera levemente alguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar problemas ao ecossistema local.
Em alguns casos é necessário mudar o curso natural do rio o que pode prejudicar ecossistemas.
Pode aumentar o nível do rio por causa do represamento.
IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL
As hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia consumida no Brasil.
Esse tipo de energia por ser barata, limpa e abundante no território brasileiro é considerada uma das soluções para os problemas do Brasil com necessidade de mais energia elétrica para o desenvolvimento do país.
O Brasil tem a segunda maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional que gera muitos empregos as pessoas da região. Itaipu sozinha supre 24% da energia consumida no Brasil e 95% da energia consumida no Paraguai.
A possibilidade de construção de hidrelétricas no Brasil pode gerar muitos empregos e mais cursos especializados na área além do desenvolvimento de tecnologia.