Usinas hidreletricas
MEIO AMBIENTE E HIDROELÉTRICAS
As informações essenciais da origem do trabalho
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPITULO 1
Meio ambiente e hidroelétricas
1.1 Usina hidrelétrica: Vantagens e desvantagens da construção de hidrelétricas. 1.2 História 1.3 Impactos ambientais 1.4 Taxa de desmatamento; 1.5 Conservação e desenvolvimento
CAPITULO 2
2.1 Matrizes de energia: 2.2 Conceito de energia 2.3 Fontes de energia 2.4 Recursos renováveis e não renováveis 2.4 Equilibrio brasileiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução
A partir das últimas décadas a questão ambiental tornou-se uma preocupação mundial. A grande maioria das nações do mundo reconhece a emergência em buscar soluções aos problemas ambientais. Alterações climáticas, desertificação, poluição atmosférica e perda da biodiversidade são algumas das questões a serem resolvidas por cada uma das nações do mundo, segundo suas respectivas especificidades.
Habitantes do chamado primeiro mundo, vêm pressionando seus governos a buscar alternativas para tentar reverter aos danos causados ao meio ambiente. Muitos desses países, contudo, mantém velhas práticas e continuam a explorar a natureza contaminando, com suas indústrias obsoletas, o resto do mundo. Contribuindo assim com o agravamento de problemas sociais de nações empobrecidas, prosseguindo sua caminhada rumo a um mundo insustentável e perigoso.
A responsabilidade pela escalada destrutiva não recai apenas sobre os países ricos. O Brasil, por exemplo, tem grande participação na dilapidação de seus recursos naturais e na desagregação de seu meio ambiente. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro têm o ar comprometido pela poluição, o que provoca doenças graves, até as fatais. As florestas brasileiras vêm sendo devastadas sem qualquer controle, em nome de um projeto