Usinas Elétricas
USINAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA: HIDRELÉTRICAS, NUCLEARES E EÓLICAS
Curso: Engenharia Civil – 7º Semestre
USINA HIDRELÉTRICA
Este tipo de usina obtém a energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. A força da água em movimento é conhecida como energia potencial. Através de dutos a água é canalizada até as pás de uma turbina geradora de energia elétrica e realiza a sua movimentação. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, as usinas hidrelétricas não estão isentas de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores, além de graves impactos ambientais.
USINA NUCLEAR
A Usina Nuclear é uma instalação industrial que tem por finalidade produzir energia elétrica a partir de reações nucleares. As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica.
Geralmente, as usinas nucleares são construídas por um