Usinas de asfalto
USINAS DE ASFALTO COM MISTURADORES PUG-MILL E DRUM MIXER
03/12/2010
Prof. Odair Rosa
Fábio Mitelman de Araujo Bento matr. 0820201-1
USINAS DE ASFALTO GRAVIMÉTRICAS (MISTURADOR PUG-MILL)
As usinas gravimétricas foram as primeiras a consolidarem-se no mercado de pavimentação e sua qualidade é ainda hoje reverenciada, com a produção de excelentes misturas asfálticas, que atendem às mais diversas especificações.
PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO
Os silos de alimentação armazenam e medem as quantidades de agregados (minério virgem), que passam por um processo de aquecimento e secagem, utilizando a energia provida por um queimador.
Depois de extraída a umidade, um elevador de canecas transporta os materiais quentes e secos até a parte superior da torre de dosagem, que possui um conjunto de peneiras vibratórias para classificação granulométrica, onde o material é classificado conforme o tamanho das pedras e armazenado em silos quentes. Conforme a mistura desejada, é feita a dosagem do material seco na balança destes silos, que têm por função garantir a fração de cada material na mistura através da pesagem individual.
Os componentes pétreos, o ligante (CAP) – medido pela balança própria e possíveis aditivos chegam juntos no misturador. O sistema controla o tempo de mistura; terminado o processo, o concreto betuminoso usinado a quente é direcionado para silos de armazenamento ou descarregado diretamenteno caminhão para a pista.
A usina gravimétrica também é chamada de usina por batelada, pois cada carga de materiais dentro do misturador equivale a uma batelada. A produção deste tipo de usina é dada pela capacidade de bateladas por hora.
PRINCIPAIS COMPONENTES
Silos alimentadores
Nos silos de alimentação a dosagem dos materiais é controlada de forma automática por meio de moto-redutores elétricos e variadores de velocidade em cada uma das correias dosadoras.