Usinagem
Capitulo 1 Página
1.2 - Introdução 2
1.4 - Usinagem por Jato D´agua 4
1.6 - Usinagem por Ultrasom 6
1.9 - Usinagem por Eletroerosão 9
1.12 - Usinagem por Plasma 12 1.14 - Conclusão e Bibliografia 14
Introdução
O termo usinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é a materia prima de um processo de remoção de material. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.
A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, como é o caso das chamadas CNC (Comando Numérico Computadorizado), com uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron.
A mecânica de usinagem engloba muitas máquinas, principalmente dentro da indústria metal mecânica. Dentre elas estão os tornos, as fresadoras, as retificadoras as furadeiras, centros de usinagem, mandriladoras e etc.
Usinagem em Máquinas Convencionais: Análise das atividades propostas a ser desenvolvido na oficina, elaborar plano de execução (folha de processo) dos componentes ou conjuntos a serem usinados, analisar conjunto de máquinas a utilizar. Atividades de manutenção, visão de custos. Avaliação das condições de usinagem em função das condições máquina X peça, Desenvolvimento de cálculos técnicos. Manuseio de ferramental, percepção para detalhes; sensibilidade e agilidade para detectar defeitos ou falhas nas máquinas e ou ferramental, percepção aguçada e objetividade nas ações,