Usinagem
O podemos entender por USINAGEM?
“Operação que ao conferir à peça a forma, as dimensões, o acabamento, ou ainda a combinação qualquer destes itens, produzem cavacos”.
Cavaco: “Porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar uma forma geométrica irregular”.
[pic]
Figura 01: Cavaco removido de material metálico.
Podemos dividir os processos de fabricação de metais e ligas metálicas em: os com remoção de cavaco, e os sem remoção de cavaco. A Figura 2 mostra a classificação dos processos de fabricação, destacando as principais operações de usinagem.
[pic]
Figura 2: Classificação dos Processos de Fabricação
TORNEAMENTO
O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o eixo referido. Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo.
Vide filme de torneamento.
[pic]
Figura 3(a): Torno universal
[pic]
Figura 3(b): Torno universal
Tipos de torneamento
1 – Torneamento Retilíneo: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea. O torneamento retilíneo pode ser:
1.a) Torneamento cilíndrico – Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. Pode ser externo (Figura a) ou interno (Figura b). Quando o torneamento cilíndrico visa obter na peça um entalhe circular, na face perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina, o torneamento é denominado sangramento axial (Figura c).
[pic]
[pic]
2 - Torneamento cônico – Processo de torneamento no qual a