usinagem por ultrassom
Na usinagem por ultra-som, a ferramenta (sonotrodo) vibra sobre uma peça mergulhada em um meio líquido normalmente contendo pó abrasivo em suspensão, numa freqüência que pode variar de 20 a 100kHz. . O martelamento produzido pelas vibrações é capaz de erodir o material formando uma cavidade com a forma negativa da ferramenta. Esta operação de usinagem é mais usada para materiais duros e frágeis tais como semicondutores, cerâmicas e vidro.
Principio fisico
Sao utilizados grãos abrasivos (carboneto de boro, carboneto de silício etc.) em solução aquosa que, ao serem excitados pela ferramenta de forma, que vibra ultrasonicamente através da utilização de sonotrodos e transdutores, desgasta o material atravez do indentamento dos grãos sobre a superfície da peça que gera sobre esta microlascamentos e microfissuras, que somadas no tempo levam à remoção de suas partículas.
Apliacação na indutria: confecção de components de joaleria, plaquetas para montagem de circuitos eletrônicos, confecção de furos com diametro de 0,15 a 0,5 mm, nas cavidades dos pistões de nitreto de silicio compactado a quente e formas geometricas complicadas em materiais ceramicos.
Vantagem e desvantagem:
a vantagem principal é a preservação da integridade superficial do material usinado. permite executar penetrações de formas variadas em materiais duros, frágeis e quebradiços como o vidro, a cerâmica e o diamante, que dificilmente seriam obtidas pelos processos convencionais. Possibilita a obtenção de figuras complexas, por contorneamento. A desvantagem é que não é recomendado o seu uso em matérias macios pois podem ser eletro erodido.