Usinagem: jato da agua, ultrasom, eletroerosão e plasma
O TERMO USINAGEM COMPREENDE TODO PROCESSO MECÂNICO ONDE A PEÇA É A MATERIA PRIMA DE UM PROCESSO DE REMOÇÃO DE MATERIAL. NA PRÁTICA ISTO SIGNIFICA SUBMETER UM MATERIAL BRUTO À AÇÃO DE UMA MÁQUINA E/OU FERRAMENTA, PARA SER TRABALHADO. EXISTEM VÁRIOS PROCESSOS DE USINAGEM, ENTRE ELES SERRAMENTO, APLAINAMENTO, TORNEAMENTO, FRESAMENTO (OU FRESAGEM), FURAÇÃO, BROCHAMENTO, ELETROEROSÃO,ENTRE OUTROS.
A USINAGEM COMEÇOU EM TEMPOS REMOTOS COM PROCESSOS TOTALMENTE MANUAIS E HOJE EM DIA EVOLUIU MUITO COM O USO DE MÁQUINAS DE ALTA PRECISÃO, COMO É O CASO DAS CHAMADAS CNC (COM COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO), COM UMA PRECISÃO QUE CHEGA A SER TÃO PEQUENA QUANTO A 1 MÍCRON.
HOJE EM DIA, A USINAGEM ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS INDÚSTRIAS, COMO A AUTOMOTIVA, A NAVAL, A AEROESPACIAL, A ELETRÔNICA, A DE ELETRODOMÉSTICOS.
A MECÂNICA DE USINAGEM ENGLOBA MUITAS MÁQUINAS, PRINCIPALMENTE DENTRO DA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA. DENTRE ELAS ESTÃO OS TORNOS, AS FRESADORAS, AS RETIFICADORAS AS FURADEIRAS, CENTROS DE USINAGEM, MANDRILADORAS E ETC.
➢ USINAGEM POR JATO DA ÁGUA:
O CORTE COM JATO DE ÁGUA (EM INGLÊS JET-CUTTING) É UMA DAS VARIEDADES DA HIDRODEMOLIÇÃO, QUE CONSISTE NO CORTE DE MATERIAIS COM ÁGUA A EXTREMAPRESSÃO, COMBINANDO ESTA PRESSÃO COM A INCORPORAÇÃO DE ALGUM MATERIAL ABRASIVO, TAIS COMO O CARBORUNDUM (CARBETO DE SILÍCIO), O CORINDON OU ASÍLICA.
ESTA TÉCNICA CONSISTE NA PROJEÇÃO SOBRE A SUPERFÍCIE DO MATERIAL SER CORTADO DE UM JATO DE ÁGUA A UMA PRESSÃO ENTRE 2.500 E 3.000 BARES, COM UM FLUXO DE ÁGUA ENTRE 20 E 40 L.P.M., INCORPORANDO POR EFEITO VENTURI UM ABRASIVO AO JATO DE ÁGUA.
[pic] [pic]
A TECNOLOGIA DE CORTE A JATO D'ÁGUA CONSISTE EM UM NÍVEL AVANÇADO E EXCLUSIVO DE AUTOMAÇÃO CAPAZ DE CORTAR QUASE TODOS OS MATERIAIS COM EFICIÊNCIA E MANTER UM CUSTO COMPENSADOR. O JATO D'ÁGUA, RESUMIDAMENTE, COLETA ÁGUA CORRENTE NORMAL, PRESSURIZA O LÍQUIDO EM ATÉ 87.000 PSI E O LIBERA ATRAVÉS DE UM ORIFÍCIO DE DIAMANTE E UM