Usina Nuclear x Hidroelétrica
Engenharia Mecânica
Sistemas Térmicos
Diniz Felix dos Santos Filho
USINA NUCLEAR X USINA HIDRELÉTRICA
Volta Redonda
Novembro/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Usina Hidrelétrica 3
1.2 Usina Nuclear 4
2 MODELO DA USINA NUCLEAR DE ANGRA 3 6
3 COMPARATIVO USINA NUCLEAR X USINA HIDRELÉTRICA 11
3.1 Análise Técnica 13
3.2 Análise Econômica 15
3.3 Análise Socioambiental 17
3.4 Análise Locacionais 20
4 CONCLUSÃO 22
5 BIBLIOGRAFIA 22
USINA NUCLEAR X USINA HIDRELÉTRICA
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da viabilidade de substituir a usina nuclear de Angra por uma usina hidrelétrica. A metodologia adotada será uma análise econômica, energética, socioambiental, entre outros.
1.1 Usina Hidrelétrica
Os ciclos mais desenvolvidos para geração termelétrica são: caldeira geradora de vapor e turbogerador a vapor, motogerador com o ciclo diesel, em geral com óleos pesados, óleo diesel ou gás natural e turbogerador a gás, em geral com óleos leves ou gás natural (figura 1).
O fluido que irá mover a turbina é o vapor produzido numa caldeira de pressão. Uma caldeira vem a ser um equipamento composto de tubos d’água em todo o seu perímetro, formando o que se chama de parede d’água. No interior da caldeira, ladeada pelas paredes d’água, há a zona de combustão ou fornalha, onde o combustível queimará e assim aquecerá a água no interior dos tubos da parede d’água.
Este vapor será coletado no topo da caldeira, num equipamento chamado tambor e através de tubulações será conduzido até a turbina. O vapor sob alta pressão e temperatura se expandirá e movimentará as palhetas da turbina.
Figura 01 - Processo de uma Usina Hidrelétrica
Vantagens
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns