usina hidreletrica belo monte
Atualmente muito comentada a Usina Hidrelétrica de Belo Monte se trata de uma central hidrelétrica em construção no Rio Xingu, no estado do Pará, próximo à cidade de Altamira.
Depois de pronta a usina poderá chegar a ser a terceira maior do mundo no que se diz a potência instalada, atrás apenas da usina hidrelétrica Chinesa três Gargantas e da usina binacional de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, ou seja, a hidrelétrica de Belo Monte será a maior usina unicamente brasileira no quesito potencia instalada (11.233 MW). Prevê-se que o lago da usina ocupe cerca de 1/10000 da Amazônia legal, cerca de 500 Km2, estimasse que ainda em 2015 a usina já esteja em funcionamento.
Analisando o projeto,é inevitável não tratar da questão ambiental, já que muitos ambientalistas defendem a ideia que a construção da usina irá gerar sérias consequências a fauna e a flora da região, devido a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, além das inundações de igarapés nas regiões próximas a Altamira, e o deslocamento de famílias para outras regiões. Entre outros fatores se destaca a questão histórica que esta acerca dos indígenas que ocupam a região a centenas de anos, serão afetados diretamente, pois o rio será quase todo desviado, impossibilitando ou reduzindo atividades como a pesqueira, ou ate mesmo a locomoção através dos rios. A usina será de fundamental importância para o Brasil no que se diz a energia elétrica, o País precisa dessa geração de energia, porem não somente esse projeto resolverá a questão energética Brasileira, e não era única saída que o pais possuía, já que devido a seu extenso território outros modos eram possíveis na geração de energia totalmente limpa.
O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, formando o Reservatório do Xingu. A partir deste