Usina eletrica monte belo
Matricula: 11206505
Universidade Federal de Santa Catarina
Arquitetura e Urbanismo
Sistemas Urbanos I
Resumo
Filme: Belo Monte – Anuncio de uma Guerra
Belo Monte é uma usina hidroelétrica sendo construída no Rio Xingu, vertente do Rio Amazonas, no estado de Pará. Esta usina será a terceira maior usina do mundo e suprira em um 10% as necessidades elétricas do Brasil. Este 10% significa só uma terceira parte das necessidades elétricas das 6 maiores industrias brasileiras, Este projeto terá um lago de 516 km2, o qual significa o alagamento de toda essa área num trecho de mais ou menos 100 km do rio. Mas o que isto significa para o Brasil?
O Brasil é composto de milhões de pessoas diferentes, com diferentes interesses, necessidades, crenças é além de tudo modos de vida. Assim como se tem cidades de milhões de empresários, como São Paulo, também se tem pequenas povoações de índios nas beiras do Rio Amazonas. Este filme expressa as realidades dos afetados e beneficiados da construção que se diz suprir as necessidades de muitos.
Os índios, nativos do destas terras inclusive antes dela virar Brasil, são as principais vitimas de uma inversão de R$ 26 bilhões. Esta inversão não dará escolas nem esgoto para aos 20 mil índios da região afetada, pelo contrario criara um déficit econômico, social e ambiental gigante para o pais. É impossível fazer uma inversão tão enorme de tempo, dinheiro e natureza sem ter grandes reveses socioambientais nas regiões ao redor do Rio Xingu.
A região de Xingu compõe-se de 25 povos que se identificam fortemente com Kararaô, atual Belo Monte. Esta região será uma das principais afetadas quando a barragem seja feita, já que começara a alagar todas estas comunidades, forçando-os a sair. Sair não e tão simples assim para uma comunidade ribeirinha, que só sabe pescar ou para aqueles índios que estão seguindo suas tradições ancestrais nem para os agricultores que baseiam sua vida inteira nas