Usina de Queimados
Instituto de Ensino Superior Cenecista
RELATÓRIO: Visita técnica a Usina Hidrelétrica de Queimados
Esthela Rosa Coimbra
Graduanda em Engenharia Civil
No dia 05 de setembro de 2014, a turma de Engenharia Civil do Inesc direcionados pelo professor Paulo Zabot, foi até a Usina Hidrelétrica de Queimados com o objetivo de conhecer suas infra-estruturas e seu funcionamento. A usina foi construída no alto curso do rio Preto, com o inicio de operação no ano de 2004. Possui uma área de reservatório de 36,26 Km², uma barragem de 1060 metros de comprimento e 60 metros de altura máxima, seu reservatório possui um volume de 477,98 milhões de metros cúbicos e três unidades geradoras, cada uma gerando 35MW. Com potencial de produção para abastecer 300 mil habitantes. Assim como as outras usinas, a água, armazenada em um reservatório (represa), passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina por sua vez, está acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica. Queimados possui:
Uma represa: onde fica armazenada a água que vai gerar energia;
Vetedouros: serve para controlar o nível de água do reservatório, para, por exemplo, evitar transbordamentos.
Uma tomada d’água: a água captada no reservatório é conduzida sob pressão a um túnel que atravessa toda a usina e cai em 3 turbinas. A água vai girar o motor e movimentar o campo magnético, o que faz gerar energia.
Tarfos: Locais onde são distribuída a energia pós-geradores. (Possui um gerador reserva de energia, caso os três tarfos falharem ele é acionado, caso ele também tenha problema, possui bateria para emergência, que ativa pontos de energia para iluminação).
Casa de força: fica a 150 metros de profundidade. Composta pelas turbinas (são montadas por pás em torno de um eixo. A pressão da água gira as pás e provoca um movimento circular do eixo, acionando o gerador) e pelos geradores (localizado acima das turbinas e composto por