usina de itaipu
Importância:
A usina de Itaipu é muito importante, pois dela sai 80% da energia consumida em todo Paraguai e mais 30% da energia que é consumida no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Alem de ser ela que divide o Brasil do Paraguai.
Curiosidades:
A usina hidrelétrica de Itaipu é a maior em operação no mundo, fruto de um empreendimento binacional desenvolvido em conjunto pelo Brasil e o Paraguai, no rio Paraná. A potência instalada da usina, de cerca de 12.600 MW (megawatts).
Por sua grandeza e pelo interesse que desperta em todo o mundo, a usina de Itaipu está entre as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Desde que foi aberta à visitação, em 1977, a usina já recebeu cerca de 10 milhões de visitantes, de 162 países. As visitas a Itaipu são gratuitas, exceto à noite, quando é apresentado um show de luzes na usina.
A Itaipu mantém oito reservas e refúgios biológicos localizados no Brasil e no Paraguai. A área protegida, que inclui mata nativa e trechos de reflorestamento, soma 41.039 hectares.
É a garantia de preservação para espécies animais e a flora ameaçadas pela ação predatória do homem.
A Itaipu mantém no local uma equipe de combate a incêndios, realiza pesquisas florestais e auxilia nas ações de fiscalização e proteção ambiental.
Lá, animais silvestres se reproduzem em cativeiro e são soltos posteriormente na faixa de proteção do lago e nos refúgios biológicos do lado brasileiro do reservatório. O Casib tem capacidade para abrigar até 300 animais.
O centro já reproduziu aproximadamente 800 animais de 42 espécies. O índice de sobrevivência dos filhotes é superior a 70%.
Hoje, os trabalhos de reprodução se concentram em espécies ameaçadas de extinção no Brasil e naquelas que são raras na região. A reprodução em cativeiro dos pequenos felinos é um dos trabalhos que mais se destacam.
Estudos realizados desde 1986 sobre a fauna silvestre estimam que, na faixa de proteção do reservatório, nas reservas e nos refúgios