Usina de belo monte
Introdução
Raposa-Serra do Sol é uma área de terra indígena situada no nordeste do estado brasileiro de Roraima. É uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro.
A” Raposa” foi identificada em 1993 pela FUNAI. Demarcada durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi homologada em 2005 pelo seu sucessor, Luís Inácio Lula da Silva,é formada por imensas planícies, semelhantes às das regiões de cerrado, e por cadeias de montanhas, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
Invasões
1919 o SPI (Serviço de Proteção ao Índio) já havia constatado algumas ocupações na área por fazendeiros e em 1970 os produtores de arroz teriam chegado à região e comprado as terras dos antigos “donos”, na borda sul da Reserva Raposa Serra do Sol,onde as terras dessa região são consideradas as melhores devido à facilidade para a utilização da água na produção de arroz.
Conflitos
As constantes invasões nessas áreas de fácil acesso a água geraram conflitos entre fazendeiros e índios.
15 de abril de 2005 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o decreto que homologa a reserva e determina que a posse da terra seja destinada aos índios e que os não-índios devem deixar o local em até um ano.
27 de março de 2008 – A Polícia Federal chega a Roraima para a operação de retirada dos arrozeiros. Tem início uma série de protestos, com pontes incendiadas e muita tensão entre índios e fazendeiros.
10 de abril de 2008 – Em caráter liminar, o STF suspende a ação, a pedido de Roraima.
5 de maio de 2008 – Dez índios são feridos a bala por jagunços da fazenda Depósito, de propriedade do prefeito de Pacaraima, os índios faziam uma ocupação pacífica na fazenda para pressionar a saída do arrozeiro. Ele alega que os índios chegaram atirando flechas.
Conclusão geral
Se o STF decidir que a homologação não se dará de forma contínua, os arrozeiros poderão manter suas terras em “ilhas” dentro da reserva que