Usina Belo Monte "A Degradação do Progresso"
Com a construção da Usina Belo Monte no rio Xingu (Pará) que será a terceira maior hidroelétrica do mundo, haverá uma grande redução no nível da água na área da Volta Grande do Xingu, esta redução do nível do rio se deve pela construção de uma barragem no município Altamira que desviará o fluxo natural da água no rio Xingu, para abastecimento da Usina Hidroelétrica de Belo Monte onde tribos indígenas e toda população ribeirinha terão seu modo de vida afetada, os povos indígenas e toda a população ribeirinha da Volta grande do Xingu serão obrigados a sair de suas casas e migrarem para outros locais, onde sua cultura e conhecimentos não são suficientes para trabalhar e sobreviver. Além da fauna e da flora desta região. Esta construção também atrai mineradoras a fim de explorar esta região afetada. 2 Projeto Belo Monte
A Usina Belo Monte, é um empreendimento que segundo o governo, irá trazer um benefício econômico e sustentável de grande valor para o Brasil. No entanto, os caminhos traçados para se atingir este objetivo, geraram uma série de divergências por trazerem contigo, vários empasses entre o desenvolvimento e o descaso com o meio ambiente e as populações que habitam as áreas nas quais a usina causará grandes impactos ambientais, sociais e econômicos. Os mais afetados, serão os moradores da Volta Grande do Xingu, que com o desvio do rio, terão sua forma de vida bastante afetada pela seca do rio.
2.1 Usina hidrelétrica Belo Monte
A Usina Hidrelétrica Belo Monte, um projeto que desde 1970 movimenta distintas opiniões, consiste em uma Central Hidrelétrica situada no Estado do Pará, que promete fornecer até 10% da energia utilizada em território brasileiro.
Este empreendimento que está sendo construído no Rio Xingu, em potência instalada (aproximadamente 39,5 TWh por ano), será a terceira maior do mundo e maior inteiramente Brasileira.
Vencedora do leilão, a Norte Energia que é composta pelo Grupo Eletrobrás e um grupo de