Usiminas
A Administração da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS submete à apreciação de V.Sas. o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras da Companhia e suas controladas, com o parecer dos auditores independentes e do conselho fiscal, referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2012.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2012
1) Introdução
O ano de 2012 foi marcado pela entrada da Ternium / Tenaris em substituição à
Votorantim e Camargo Correa no grupo de controle formado pelos acionistas Nippon
Steel & Sumitomo Metal Corporation e Previdência Usiminas, que firmaram Acordo de
Acionistas até 2031. A Companhia se fortaleceu para resgatar sua competitividade mediante esforços focados nas áreas chave do nosso negócio, comercial e industrial.
Em 2012, um grande ciclo de investimentos na Siderurgia chegou ao fim. Nos últimos cinco anos, foram cerca de R$11 bilhões investidos na modernização de nossas unidades siderúrgicas e no aumento da capacidade de laminação e galvanização para a produção de aços de maior valor agregado.
A Companhia trabalhou ao longo do ano, nos processos industriais, na busca continua pela eficiência e no maior entendimento das necessidades de seus clientes.
Todavia, todo este esforço de investimento e gestão depende de um ambiente propício ao crescimento industrial. A carga tributária, o alto custo de energia e mão de obra e a deficiência de infraestrutura são alguns dos fatores que reduzem o potencial competitivo do país.
A cadeia de valor do aço está particularmente exposta aos concorrentes no mercado mundial que, muitas vezes, são empresas estatais para as quais a remuneração do negócio não é relevante. Soma-se a isso a importação de produtos com alto conteúdo de aço, que ameaça toda a cadeia de valor do nosso sistema industrial.
Apesar dos desafios, a expectativa é de alguma melhora do ambiente de negócios para os próximos trimestres. Empresários industriais se