USB - Definição
A sua capacidade de suportar 127 dispositivos em única porta serviu para facilitar a conexão do computador com outros diversos tipos de aparelho como câmeras digitais, HDs externos, mouses, teclados, MP3-players, impressoras, scanners, leitor de cartões, entre outros, já que não seria mais necessário o uso que cabos específicos.
Estrutura:
O periférico USB, é composto pelo Controlador Host USB, por dispositivos USB e por interconexões.
Controlador Host USB:
O controlador Hust é responsável per detectar a inserção e remoção de um dispositivo, por gerenciar o fluxo de dados e de controle, monitorando o estado das transferências, e por controlar a interface elétrica entre ele e os dispositivos.
Dispositivos USB:
Os dispositivos USB podem ser de dois tipos: função ou hub.
As funções são capazes de transmitir ou receber dados ou informações de controle pelo barramento. Ela serve para aumentar a capacidade do sistema e cada função contém informações descrevendo suas capacidades e os recursos dos quais necessita.
O hub (figura ao lado) é um elemento chave na topologia USB na medida em que permite a expansão do número de conexões em múltiplos pontos. Funcionamento do USB:
O sistema USB Host é composto por vários níveis de hardware e software. Conforme mostra a figura (próxima página), um aplicativo necessita de acesso a um periférico USB padrão, como é feita para os periféricos comuns ele chama as funções da API.
No próximo estágio, a API chama as rotinas do driver Cliente do periférico USB, que traduz os comandos da API para comandos USB, este driver já faz parte