Usando as midias sociais no apoio educacao
A internet revolucionou o mundo e o comportamento das pessoas. Hoje, principalmente, as pessoas passaram a utilizar a internet também para interagir, opinar, participar e ajudar. E o principal motivador dessas ações são as mídias sociais e as principais ferramentas são os blogs e as redes sociais. E sobre o uso das mídias sociais é preciso entender que na web 2.0 a rede está no tempo de uma sociedade da autoria, onde cada internauta se torna autor/produtor e compartilha sua produção com os demais membros dessa imensa rede. Assim, deixa-se de existir o leitor/receptor e passa-se ao leitor/receptor/emissor ou distribuidor. As mídias sociais são os principais recursos na era da internet colaborativa. Os blogs e as redes sociais são os recursos de publicação mais utilizados no mundo, atualmente.
O blog vai progressivamente se transformando em útil e versátil instrumento de rápida difusão de informação no atual modelo de sociedade digital. Exemplo clássico é o jornalismo eletrônico que vem ganhando terreno sobre a versão impressa e televisionada em velocidade impressionante. Os blogs de jornalistas conceituados e grandes empresas de comunicação, como Globo, Grupo Abril e Grupo Folha, constituem uma rede de informações de acesso instantâneo e, praticamente, em tempo real. O que antes só era apresentado no jornal das 8 horas da noite ou na edição impressa do dia seguinte, hoje é apresentada no momento em que ocorre, ou talvez com diferenças mínimas de tempo.
Forte aliado dos blogs são as redes sociais. A força de propagação da mensagem inserida em um blog é potencializada ao extremo com o apoio das redes sociais. Imagine sua informação compartilhada e propagada mil vezes em apenas poucos minutos! A esse boca a boca virtual dá-se o nome de capital social, ou seja, muita gente, mas muita gente mesmo falando de você ou sobre o que você quis propagar.
Um exemplo recente é o fenômeno da “Gina Indelicada”, fan page criada por um