Uréia
Bacharelado em Nutrição
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
1º Período
TEMA : URÉIA
Discente: Andressa de Araújo Conceito
A uréia é um composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula (NH2)2CO, com um ponto de fusão de 132,7 ºC. Produto final da decomposição da proteína e de aminoácidos no corpo. Tóxica, forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina do homem e de outros mamíferos ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente.
Pode ser degradada por bactérias intestinais.
Também é produzida sinteticamente e usada em fertilizantes e rações para animais.
Onde pode ser encontrada:
Em maior quantidade na urina e no suor. Em quantidades menores está presente no sangue, na linfa, nos fluídos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais;
É proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos;
Também está presente no mofo dos fungos, nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais.
O acúmulo de Uréia no organismo:
Quando a taxa de uréia sobe no sangue, significa que os rins não estão dando conta de eliminar toda uréia produzida, ou por excesso de ingestão de proteínas, ou porque eles não estejam funcionando adequadamente; A uremia é o excesso de uréia no organismo, assim como uréia sérica elevada e azotemia, que podem causar a insuficiência renal.
Quando os rins estão com a sua função de filtração prejudicada, a uréia fica acumulada no sangue, provocando alterações em vários órgãos.
A falta de uréia no organismo
Taxas de uréia abaixo do normal, ocorre geralmente com mulheres grávidas, devido a toda alteração do organismo inclusive no fluxo renal;
Referências
Site: www.wikipédia.com
Site: www.zun.com.br/saude
Site: www.mdsaude.com
OBRIGADA !