Uruguai
O Uruguai foi o primeiro país das Américas a ter uma educação primária universal, gratuita e obrigatória, sob a influência do presidente José Pedro Varela (1875 - 1876), que convenceu o governo a fazer a lei da educação comum de 1877. O modelo adotado para a escola pública foi baseado no sistema francês, e assim foi estabelecido um sistema centralizado cobrindo todo o país. Foi criada então uma rígida separação em três ramos de educação: primária, secundária e superior. O Instituto Nacional de Educación Técnica (INET) se tornou uma extensão da escola secundária. No final da década de 1950, os três ramos do sistema educacional estabeleceram uma autonomia administrativa, incluindo um controle completo sobre seus recursos. A Lei da Universidade Orgânica, de 1958 garantiu que o grupo que governaria a University of the Republic seria eleito pelos membros da faculdade e dos estudantes.
No final da década de 1960 as escolas secundárias e os vários cursos da University of the Republic se tornaram extremamente politizadas. Depois de 1973, as autoridades prometeram por um fim nesta situação, e a limpeza política no sistema se espalhou pelo país. Alguns professores foram capazes de conseguir emprego em escolas privadas, mas outros ou abandonaram a profissão, ou emigraram. Ramos inteiros da universidade, como o Instituto de Ciências Sociais, ficaram fechados por um tempo. O padrão acadêmico sofreu em todo o país conforme os melhores professores eram demitidos e substituídos por pessoas com qualificações medíocres.
05
Comentário:
Eu entendi que, no final da década de 1950, os três ramos do sistema educacional, estabelecido pela influência do presidente José Pedro Varela que convenceu o governo a fazer a lei da educação comum, estabeleceram uma autonomia administrativa, incluindo um controle completo sobre seus recursos.