urubici: potencial turistico a ser desenvolvido
URUBICI Um Potencial Turístico a Ser Desenvolvido
Florianópolis
2010
INTRODUÇÃO
O município de Urubici, na Serra Catarinense, é conhecido por suas temperaturas abaixo de zero durante o inverno; e passou a receber turistas em busca deste frio e posteriormente foi - e ainda está sendo - descoberto por seus outros atrativos, em grande parte natural.
Em fontes documentais e através de pesquisa de campo buscou-se avaliar o turismo na cidade, seus conflitos e potencialidades. Gerando uma avaliação focada principalmente na opinião e experiências dos atores turísticos locais.
Por ser novo para a cidade, o turismo ainda é pouco profissional e a avaliação propiciou criar sugestões de atitudes para desenvolvimento do turismo sustentável com vistas a, sempre, prestar um bom receptivo.
Esta cidade que tem sido pouco a pouco descoberta por suas belezas naturais e clima ameno, com turistas que chegam de todos os lugares; e para a cidade estar preparada para receber tantos turistas, cada um com exigências distintas a melhor forma é primar pelo profissionalismo.
Pesquisamos em geral as condições dos estabelecimentos, mas focamos prioritariamente a área de A & B que será o objeto de pesquisa de projetos posteriores; como a falta de mão de obra qualificada é citada como o grande problema dos empresários, focamos este problema e vislumbramos a possível criação de um projeto que vise dar oportunidades de melhora deste segmento turístico, aproveitando a mão de obra local e a treinando para um desenvolvimento sustentável.
CONTEXTO
O trabalho foi realizado em quarenta e duas empresas turísticas do município de Urubici, que .oferecem serviços de gastronomia.
O ambiente estudado é a cidade de Urubici na Serra Catarinense que ocupa uma área de 1.071 km2, e tem como divisas os municípios de Urupema, São Joaquim, Bom Retiro, Grão Pará e Rio Rufino.